segunda-feira, 11 de agosto de 2008

do desinteresse das virtudes

pelo menos nunca me chamaram de boazinha

( as virtudes de um homem não são chamadas de boas em vista dos efeitos que tenham para ele, mas em vista dos efeitos que pressupomos que tenham para nós e a sociedade: __ desde sempre fomos poucos "desinteressados", "pouco altruístas" no elogio das virtudes!)

Friedrich Nietzsche, 1882, e de lá pra cá a coisa só piorou.....

quem pode contestar as virtudes essenciais; amor próprio, ética perante a vida, talento,
força, competência, sei lá ... ?

muitas vezes fui "elogiada"

- "como é autêntica...."
mas não gostam quando alguém se ofende com alguma verdade...(a minha verdade)
- "que personalidade forte..."
para não falar teimosa e obsessiva
- "tão espontânea...."
ihh, falei palavrão onde não "devia".
- "sua roupa é o máximo!..."
C (que dentro dos seus parâmetros, lá, me julgava moderna) estava tentando mostrar pro abecedário cafona inteiro que entendia de moda e era "moderna"- mesmo achando a tal da roupa estranha.
- "como ela está bem , não é mesmo?...."
ahhh.... passou a loucura? está mansinha?
- "uma mãe dedicada..."
ela não faz mais nada na vida?
- "ela é uma grande artista..."
A, provavelmente interessado em impressionar B, achando que D era interessante - naquele momento.

não,nenhuma crise de auto-estima...
lucidez
alguns chamam de pessimismo, outros de loucura ( ah! a loucura! se soubessem do que se trata, o mundo seria mais são).

prefiro quando Os Meus me fazem deselogios......
( não poderia usar outra palavra, não tem ofensa no nosso vocabulário....)

- ela é possessiva.... é o arquétipo maternal, desde sempre....
- exageraaaada!.... ora, apenas sinto mais forte
- problemática!... sei que Os Meus me ajudam a decifrar processos mentais, me amam e ainda se divertem muito com isso, quando o problema acaba, claro.
- exibicionista... .......não tenho argumentos.......
- compulsiva... ..........idem...........


mas pelo menos nunca me chamaram de "boazinha"!

Um comentário:

Luciana Maluf disse...

Excelente,
Revela leitura interior e, melhor:
auto conhecimento, a auto aceitação