sábado, 9 de agosto de 2008

da importância fundamental do ornamento

orno muito bem as minhas tolices
e as minhas verdades também, mesmo que sejam tolices.
são as minhas verdades e eu as orno.
jogo purpurina mesmo. e cristal swarovski, e flores, muitas flores.
na alegria e na tristeza, na saúde e na doença,
orno tudo.
mesmo que esse ornamento seja dramático,triste, agonizante....
o intuito de ornar é a beleza.
beleza é relativo....
pra Vinícius "...beleza é fundamental",
pra Manoel "...bonito é o desnecessário".
pra Baudelaire "As flores do mal" foi a síntese de sua contradição. belíssimo.

hoje posso ver beleza nos ornamentos ditos "feios" por quem não sabe olhar.
beleza nas obsessões que corroeram e despertaram alguns dos meus piores sentimentos,
em que dramatizei, escancarei, gritei, dei bafão....
pronto..... passou.....
acho até que melhoro com a dor, ela me faz bem, depois que passa.

mas não deixei de ornamentar nada, nunca.
orno a dor assim como orno a felicidade,
o "belo"com flores, cores, brilhos, festa, risada, champagne, comida boa
o "feio" com lágrimas, às vezes tão reais e doloridas, às vezes orno com um crocodilo
o "feio" eu orno com poeira, cama, drama....


pra quem leva a vida em si como um exercício criativo,
não poderia ser diferente.
orno mesmo.




segundo Mario Quintana:

frases felizes... frases encantadas...
ó festa dos ouvidos!
sempre há tolices muito bem ornadas...
como há pacóvios bem vestidos.



sendo assim,o ornamento mesmo que tolo, encanta.

Um comentário:

Luciana Maluf disse...

Parabéns minha querida, eu já sabia voce assim. restava mostrar aos outros. Parafraseando o amigo Cacá Perez: "A semente já se sabe flor antes de surgirem as pétalas. Assim, a poesia já habitava seu ser. Não são as palavras, primeiramente, que a tornam poeta mas seu coração".
bj